sábado, 7 de novembro de 2015

Prato Literário!

Eis que mais uma feira do livro da capital gaúcha ganha corpo. Apesar da natureza (chuvas) se fazer presente (sempre faz) de forma tão intensa, mais uma vez o evento que marca a história literária do povo gaúcho toma forma e acontece e a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, trazendo como patrono o poeta e escritor, Dilan Camargo.
Pessoas se aglomeram nos corredores da feira em busca de palavras, formas e cores. Sim, cores e formas, pois cada vez mais as ilustrações estão ganhando um espaço especial nos corações dos leitores, não apenas mirins, mas adultos também. Bem como as formas em que os livros vêm se apresentando estão dando um “Q”  a mais na escolha pela obra. São livros grandes, quase gigantescos, redondos, quadrados, retangulares, compridos, estreitos, minúsculos. Há os que ganham formato de casas, bichos e outras formas ao serem abertos e tem as cores. São cores fortes, envolventes, inebriantes. E chamam a atenção. Como chamam!
E as palavras? O conteúdo dos livros? A historinha que está ali escrita? Infelizmente, nem sempre é a primeira a ser lembrada. Nem pelas crianças (muito menos elas) e nem pelos adultos (cada vez mais eles).
Será que vivemos um momento de aparências também na Literatura? Será que as formas e as cores estão sendo mais valorizadas do que o conteúdo?
Para você, leitor, qual é o primeiro item de sua busca ou escolha? Preço, capa, cor, forma ou conteúdo? Ou, de repente, o conjunto da obra? Eis que nem comentamos aqui o item: escritor famoso. Ah, esse item tem muita força. O camarada nem precisa escrever muito. Basta já ter fama. Seja fama pela carinha bonita, pela bunda volumosa, peitos grandes, fala envolvente. São muitas as formas apelativas de venda. E a palavra? Essa apela como? Como optar pela palavra sem ter lido o livro?
É uma difícil tarefa para os escritores. Como vender “seu peixe” num mar de opções? Como expressar o valor de seus escritos se com ele disputam tantas outras formas chamativas e convidativas? A situação se equivale mais ou menos à cena da mãe oferecendo ao filho um prato de verduras e legumes e do outro lado o pacotinho super colorido do salgadinho, que tem um aroma mais atrativo ainda e seu formato envolvente. O que a criança irá preferir? O nutritivo ou o engordativo?
Salve a alimentação saudável na Literatura! E vamos ao prato literário!

0 comentários:

Postar um comentário