quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A corrupção começou no berçário


Em meio a tantos “mandos e desmandos”, à tamanha insegurança financeira, física e mental (é tempo de enlouquecer, duvida?), o povo vai às ruas pedindo mais do que pão, mas gritando por respeito! Respeito à verdade! Mas qual verdade? Quem está falando a verdade? Quem fala sempre traz para si o tom da justiça. Num tempo em que olhar para o próprio umbigo virou rotina, as selfies de cara limpa viraram artigo de luxo, conhecer a verdade virou tarefa para o Super-Homem?
Quem tem coragem de falar a verdadeira verdade? O que aconteceria se toda a verdade fosse colocada para fora? Quem morreria de desgosto? Será que o povo quer, realmente, conhecer todas as verdades ocultas? Roubalheira, desvios, mal-dizeres, palavras escondidas, rostos camuflados... Onde? Na política? Também. Mas não se enganem. A corrupção começa no berçário. Como, quem tem telhado de vidro, poderá jogar a pedra? Ah, mas o outro roubou mais. Ele é diferente. É outra situação. Não. Definitivamente, não. Roubo é roubo. Corrupção é corrupção. Desde a época em que os portugueses chegaram e tentaram corromper os que aqui moravam, com os tais espelhos, a corrupção foi instalada.

O tal jeitinho brasileiro nada mais é do que obter vantagem por meios não tão justos ou legais. Apoiar a mentira do filho que não fez o tema porque passou a tarde brincando, dizendo que ele passou mal no dia anterior é dizer a verdade? Dizer que ensina seus alunos e ficar passando horas e horas de DVD’s durante o período de aula é burlar a confiança dos pais. Desviar dinheiro público é burlar a lei ao quadrado (temos que admitir). Entretanto, temos que ter bem nítida a convicção de que a corrupção não foi inventada ontem. A corrupção começou no berçário. Resta saber. Você quer justiça para uns, fechando os olhos para outros? De que lado você está? O que foram feitas das fraldas sujas usadas nos berçários?

0 comentários:

Postar um comentário