terça-feira, 21 de maio de 2013

A educação vem de casa


Quantas vezes ouvimos professores e pais fazendo esse comentário? Várias vezes, além de reportagens televisivas e postagens em redes sociais. Mas o que há de verídico e de falso nessa afirmação? Será que os pais de hoje não estão dando conta do recado?
Convido a todos a refletirem sobre essa afirmação impactante e muitas vezes, tomada como ofensivas por parte de muitos pais. Será que a escola está, ao afirmar isso, tirando o “corpo fora” no que diz respeito à educação dos educandos? Bem, antes que haja algum desconforto por qualquer uma das partes aqui citadas anteriormente, quero deixar claro que não vim aqui trazer uma opinião pessoal, mas trago para a pauta alguns comentários ouvidos nos corredores das escolas por onde andei e nos corredores da vida, por onde tenho perambulado.
Vejamos, primeiramente, a parte ao qual mais ouço a afirmação citada: a escola e seus professores. Quando um professor diz: “Educação vem de casa, teu pai não te ensinou, não?”. De forma alguma, há aqui uma forma de ofender os pais, mas chamar a atenção de seus alunos de que existem modos e maneiras de se portar e de se relacionar em diversos ambientes e que, muitas vezes, sim, são ensinados em casa, mas alguns alunos ‘tendem’ a deixá-los em seus lares para ‘provar’ para os seus colegas que eles já têm opinião própria e que não precisam obedecer às ordens e conselhos de seus pais. Em muitas ocasiões, aqui falo por experiência própria, sei que o tal filho recebe uma boa educação sobre valores em casa, mas, devido a algumas circunstâncias, ele tende a querer demonstrar que “sabe de tudo” e não precisa mais obedecer.  Então, nesse momento, entra a fala aqui discutida, feita por um professor, que tem o intuito de lembrar ao aluno que ele deve reproduzir na sala de aula, os ensinamentos recebidos em casa (salvo algumas exceções).
Agora, em segundo plano, não menos importante, vem a fala dos pais que, surgem munidos de ódio e indignação ao ouvirem ou lerem tal afirmação. Afinal, agora eles são culpados de tudo? Não, não é isso. Creio que a justificativa acima pode dar uma boa noção do que essa frase traz nas entrelinhas. Não devem os pais, tomarem tal afirmação como ofensiva. Eu costumo dizer sempre em reuniões com os pais de alunos ou em palestras que as crianças são muito transparentes e diretas, além de terem uma vontadezinha de tornarem-se independentes. Muitas vezes, num ambiente em que os pais não estão “de olho” eles passam a testar os seus limites e a sua independência e ao agirem de forma errada ou tomarem uma atitude que ofenda um colega, alguns professores tomam a tal afirmação como “arma” para lembrá-los que na sala de aula também há regras, valores e respeito, assim como há em casa!
Por fim, pais e professores, não tenham medo de dizer ou ouvir: “A educação vem de casa”. Porque não é nenhuma mentira e tenho certeza que aqueles que educam seus filhos em casa sentirão um grande orgulho em saber que seus filhos são exemplos de seus ensinamentos.
Um abraço,
Cláudia de Villar

1 comentários:

Unknown disse...

Super bem colocado a questão "a educação vem de casa" esperamos ,como educadores, que a família assuma seu papel na educação de seus filhos sempre e que não espere que a escola faça isso também.
Abraços. Sara

Postar um comentário